Ibovespa Futuro sobe com apoio de commodities após sinalização de estímulos na China

O Ibovespa Futuro opera com alta nas primeiras negociações desta segunda-feira (9), acompanhando o desempenho positivo das commodities no exterior, após promessas de uma política fiscal mais proativa e uma política monetária mais dovish da China.

As projeções dos analistas para a taxa Selic em 2024 e 2025 voltaram a subir, em meio à escalada das pressões inflacionárias e cambiais neste e no próximo ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (9) pelo Relatório Focus do Banco Central.

Às 9h09 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em dezembro caía 0,37%, aos 126.570 pontos.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta segunda

Índices futuros dos EUA recuam após semanas de recordes

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,06%, S&P500 caía 0,09% e Nasdaq Futuro tinha desvalorização de 0,21%, após o S&P 500 e o Nasdaq registrarem máximas históricas de fechamento na sessão anterior, impulsionados por previsões corporativas otimistas. Enquanto isso, os investidores aguardam um relatório-chave de inflação que será divulgado ainda esta semana.

Os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que serão divulgados na quarta-feira, estão entre os últimos indicadores importantes antes da reunião do Federal Reserve nos dias 17 e 18 de dezembro e podem influenciar o caminho da política monetária do banco central.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava com baixa de 0,12%, cotado a R$ 6,063 na compra e R$ 6,064 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,34%, a 6.082 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, com destaque para queda de 3% do Kospi, da Coreia do Sul, depois que o presidente Yoon Suk Yeol sobreviveu a uma votação de impeachment, apenas para os promotores nomeá-lo como sujeito de uma investigação criminal sobre a tentativa de lei marcial da semana passada.

Na China, os dados mostraram que a inflação ao consumidor do país diminuiu no mês passado, mostrando que os esforços do governo não foram suficientes para impulsionar a demanda. Isso pode aumentar ainda mais as expectativas de mais suporte fiscal da Conferência Central de Trabalho Econômico, que deve começar na quarta-feira.

Os líderes chineses prometeram nesta segunda medidas fiscais “mais proativas” e uma política monetária mais flexível no ano que vem para impulsionar o consumo doméstico.

Os preços do petróleo sobem enquanto os traders ponderavam cortes maiores do que o esperado pela Arábia Saudita em seus preços de petróleo bruto para a Ásia e as crescentes tensões no Oriente Médio após a derrubada do presidente sírio Bashar al-Assad pelos rebeldes.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta nesta segunda, com os investidores avaliando as esperanças de mais estímulos da China em relação aos últimos dados do principal consumidor, mostrando inflação mais fraca.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro sobe com apoio de commodities após sinalização de estímulos na China appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn