O Ibovespa Futuro opera em baixa nesta quarta-feira (18), com as atenções voltadas para a decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), enquanto aguardam novidades sobre a tramitação de pautas prioritárias do governo Lula no Congresso Nacional.
Depois de várias sessões marcadas por uma crise de desconfiança do mercado com o cenário fiscal, a Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira o texto-base do projeto de lei que impõe travas para o crescimento de despesas com pessoal e incentivos tributários se houver déficit primário, além de permitir o uso de superávit de quatro fundos para pagar a dívida pública de 2025 a 2030.
A Câmara também aprovou na véspera o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. Além disso, o Tesouro Nacional anunciou que fará leilões de compra e venda de títulos públicos na quarta, quinta e sexta-feiras para “oferecer suporte ao mercado de títulos públicos, assegurando seu bom funcionamento e o de mercados correlatos”.
O dia terá ainda participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na LiveBC onde se despede do comando da autarquia e faz balanço da gestão, às 15h. Ele será substituído em 2025 pelo atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo.
Às 9h08 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em dezembro caía 0,17%, aos 124.785 pontos.
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta
Índices futuros dos EUA avançam à espera de decisão do Fed
Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,26%, S&P500 subia 0,25% e Nasdaq Futuro tinha valorização de 0,24%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava com alta de 0,23%, cotado a R$ 6,109 na compra e R$ 6,110 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,20%, a 6.123 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista nesta segunda-feira, refletindo as perdas de Wall Street e a cautela dos investidores antes da decisão de juros do Federal Reserve (Fed).
Além disso, os investidores analisaram os dados comerciais do Japão antes da decisão do Banco do Japão sobre a taxa de juros, prevista para esta semana. As exportações japonesas registraram um crescimento de 3,8% em novembro na comparação anual, superando a projeção de alta de 2,8% feita por economistas consultados pela Reuters. Por outro lado, as importações recuaram 3,8%, em contraste com as expectativas de um aumento de 1%.
Os preços do petróleo operam em alta, com os investidores permanecendo cautelosos antes do esperado corte de juros pelo Fed.
As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, à medida que as preocupações com a oferta diminuíram e a demanda desacelerou marginalmente devido à manutenção de mais fornos por siderúrgicas no principal consumidor, a China.
(Com Reuters)
The post Ibovespa Futuro cai com juros nos EUA e pacote de corte de gastos no Brasil em foco appeared first on InfoMoney.