Queda global do dólar é como uma bolha e eventualmente estourará, aponta HSBC

(Bloomberg) — A venda implacável de dólar está começando a parecer uma bolha — e, como todas as bolhas, eventualmente estourará, de acordo com estrategistas do HSBC Holdings Plc.

Os operadores parecem estar focados na forte queda do dólar neste ano e tentados a extrapolar isso para o desempenho futuro, escreveram estrategistas do HSBC liderados por Paul Mackel em uma nota de pesquisa. Isso é sintomático de um comportamento “tipo bolha”, disseram eles.

“Não faz muito tempo que uma forte bolha do dólar era evidente, mas o oposto está ocorrendo: uma espécie de ‘antibolha’”, escreveram os estrategistas. “Existem características de ‘espumantes’, o que é um sinal de alerta de que o fundo do poço do dólar pode não estar longe.”

Saiba mais: Dólar tem pior primeiro semestre em mais de 50 anos; o que explica?

O Índice Bloomberg Dollar Spot despencou mais de 8% este ano, com as tarifas agressivas dos EUA e sua implementação caótica levantando questões sobre a estabilidade da moeda de reserva mundial. O HSBC prevê que a fraqueza do dólar continue nos próximos meses, mas os argumentos para uma queda mais significativa tornaram-se “excessivamente unilaterais”, disseram os estrategistas.

Embora a incerteza sobre as políticas dos EUA tenha corroído o status de refúgio do dólar e contribuído para o tema da “desdolarização”, o grau que justifica novas vendas diminuiu desde que o presidente Donald Trump anunciou tarifas abrangentes em abril, disseram os estrategistas.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Bolsa cai com VALE3, bancos e PETR4

Bolsas dos EUA operam mistas após novas tarifas impostas por Trump

Itaú: Dólar deve seguir mais fraco globalmente, mas tarifas travam melhora do real

O real vinha se beneficiando de um ambiente externo benigno, marcado por um dólar globalmente mais fraco, mas previsão do Itaú foi mantida por conta do tarifaço

Um retorno a uma estrutura mais convencional, na qual o dólar é correlacionado aos rendimentos dos EUA, pode sinalizar que o fundo da tendência de enfraquecimento do dólar se aproxima, disseram os estrategistas do banco, acrescentando que uma correlação semelhante entre ações e rendimentos dos EUA mostrava sinais de recuperação.

Por outro lado, a queda do dólar pode ganhar força se a incerteza política dos EUA “se tornar problemática novamente” ou se a economia global começar a acelerar. Embora nenhum dos dois seja o cenário base do banco, “precisamos estar cientes dos riscos”, disseram eles. A substituição do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o desempenho superior do euro podem ser possíveis gatilhos, acrescentaram.

“Embora pensemos em alguns cenários de baixa para o dólar americano, devemos estar cientes do que pode marcar o fim da queda da moeda”, escreveram Mackel e sua equipe. “Em nossa opinião, uma ‘bolha anti-dólar americano’ está se formando. Embora não esteja pronta para estourar, as bolhas eventualmente estouram.”

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Queda global do dólar é como uma bolha e eventualmente estourará, aponta HSBC appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn