Ibovespa Futuro recua em meio a tarifas e sinais de inflação nos EUA

O Ibovespa Futuro opera em baixa nesta quarta-feira (16), acompanhando cautela externa diante dos sinais de que as tarifas dos Estados Unidos estariam começando a impactar a inflação. No cenário doméstico, o mercado segue acompanhando a reação do Brasil à taxa de 50% sobre suas exportações. Às 9h05 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em agosto tinha queda de 0,11%, cotado aos 137.010 pontos.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

Dados na véspera de preços ao consumidor dos EUA para junho indicaram custos mais altos de alguns produtos impactados pelas tarifas, levando investidores a reduzirem as expectativas para cortes de juros pelo Federal Reserve. Nesta sessão, as atenções recaem sobre dados de preços aos produtor dos EUA para avaliar a extensão das pressões inflacionárias.

A ameaça de mais tarifas dos EUA também pesava sobre a confiança dos mercados depois que o presidente Donald Trump afirmou que serão enviadas em breve cartas notificando países menores sobre suas tarifas.

No Brasil, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse que o governo brasileiro trabalhará para reverter “o mais rápido possível” a tarifa de 50%, ponderando que o país poderá pedir mais prazo para negociar se necessário.

Nesta quarta, Alckmin terá reuniões com o setor produtivo da indústria e com o presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, Abrão Neto, entre outros compromissos.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta o programa BR do Mar, às 10h, no Palácio do Planalto.

Investidores também devem repercutir o fato de a audiência de conciliação promovida na terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) entre governo e Congresso sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ter terminado sem acordo, com os dois lados apontando que preferem aguardar a decisão judicial.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,21%, o S&P Futuro caía 0,04% e o Nasdaq Futuro tinha queda de 0,19%.

Leia também

Inflação nos EUA, Livro Bege, IOF, tarifas e isenção de IR no radar desta 4ª

InfoMoney reúne as principais informações que devem balançar os mercados hoje

Dow Jones Futuro recua com cautela antes de dados de inflação e balanços

Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank of America divulgam resultados hoje

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava em alta de 0,15%, a R$ 5,566 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,13%, aos 5.581 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com baixa em sua maioria depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça que havia chegado a um acordo comercial preliminar com a Indonésia, que inclui uma cláusula de tarifa de 19% sobre as exportações do país para os EUA.

Os preços do petróleo avançam com o otimismo em relação à demanda estável nos Estados Unidos e na China, os dois maiores consumidores globais, impulsionados por uma perspectiva econômica mais favorável.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro recua em meio a tarifas e sinais de inflação nos EUA appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn