O Ibovespa Futuro opera em alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (17), no início de semana em que se espera que o Federal Reserve (Fed) retome o ciclo de corte de juros, enquanto o Banco Central do Brasil deve manter a t;axa Selic em 15%.
Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro subia 0,26%, aos 144.530 pontos.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
Os mercados precificam 100% de chance de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros dos EUA, para uma faixa entre 4,00% e 4,25% com os mercados futuros apontando uma chance de 4% em uma redução de 0,50 ponto. Tão importante quanto a decisão a ser anunciada na quarta-feira serão as projeções das autoridades monetárias e as indicações futuras do chair do Fed, Jerome Powell, sobre a extensão e o ritmo de flexibilizações futuras.
No Brasil, também na quarta, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central também anuncia sua decisão sobre a taxa Selic na quarta, com ampla expectativa de manutenção em 15,00% ao ano apontada em pesquisa Reuters.
As projeções de mercado para a inflação em 2025 foram revisadas para baixo nesta segunda-feira (15), segundo o Relatório Focus divulgado pelo Banco Central. A estimativa para o IPCA no ano caiu de 4,85% para 4,83%. Já o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 0,5% em julho na comparação com o mês anterior. A leitura do mês frustrou a expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 0,2%.
Enquanto isso, a Nvidia NVDA.O caiu 2,8% nas negociações pré-abertura depois que o órgão regulador do mercado da China disse que continuará uma investigação sobre a companhia, depois que descobertas preliminares mostraram que a empresa violou a lei antimonopólio do país. Isso ocorre enquanto representantes dos EUA e da China estão envolvidos em negociações comerciais em Madri.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,17%, o S&P Futuro avançava 0,20% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,13%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista caía 0,17%, aos R$ 5,345 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,22%, aos 5.358 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, com destaque para o índice Kospi, da Coreia do Sul, que atingiu uma alta recorde de 3.420,23 pontos no início do pregão desta segunda. O avanço marcou a 10ª sessão consecutiva de ganhos, impulsionado após o ministro das Finanças, Koo Yun-cheol, anunciar que o governo desistirá do plano anterior de aumentar os impostos sobre investimentos em ações.
Autoridades dos Estados Unidos e da China iniciaram conversas em Madri no domingo para tratar de questões cruciais de segurança nacional, comércio e economia, incluindo o prazo iminente para a desinvestidura do TikTok e as tarifas comerciais impostas por Washington.
As delegações foram lideradas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pelo representante comercial norte-americano, Jamieson Greer, que se reuniram com o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, e o principal negociador comercial do país, Li Chenggang.
- Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp
Os preços do petróleo sobem, enquanto investidores avaliavam o impacto dos ataques de drones ucranianos às refinarias russas, que poderiam interromper suas exportações de petróleo bruto e combustível, enquanto também observavam o crescimento da demanda por combustível nos EUA.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, devido a preocupações no setor imobiliário chinês.
(Com Reuters, Estadão Conteúdo e Bloomberg)
The post Ibovespa Futuro avança no início da semana com atenção ao Fed e Copom appeared first on InfoMoney.