BC da China questiona instituições financeiras sobre dólar fraco, segundo fontes

ai-generated-8638138_1280

(Reuters) – O banco central da China perguntou a algumas instituições financeiras sobre suas opiniões a respeito da recente fraqueza do dólar, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

Na pesquisa realizada na semana passada, o Banco do Povo da China fez perguntas relacionadas aos movimentos do dólar, às causas de sua recente fraqueza e às perspectivas para a taxa de câmbio do iuan, disseram as fontes.

O banco central não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.
Embora o banco central chinês não tenha declarado explicitamente o objetivo de sua recente pesquisa, uma das fontes disse que a interpretou como um sinal de que as autoridades estão preocupadas com uma forte valorização do iuan em relação ao enfraquecimento do dólar.

Leia também

Dólar nas mínimas, ataque hacker e Cúpula do Brics: um resumo para você em 5 pontos

O InfoMoney Resume para você: fique por dentro de tudo o que aconteceu nesta semana (e se prepare para a próxima)

Dólar pode cair a R$ 5,40 no curto prazo, mas voltar a subir com risco fiscal

Casas como Itaú Unibanco, BTG Pactual e MCM 4intelligence reduziram neste mês as projeções para o dólar no fim do ano

Outra fonte diretamente envolvida na pesquisa disse que ela parecia ser uma avaliação das perspectivas do dólar à medida que as negociações comerciais com os EUA avançam.

A pesquisa foi realizada dias antes de a pausa de 90 dias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas tarifas sobre as importações de dezenas de países expirar na quarta-feira, e um mês antes do vencimento de um adiamento das tarifas de três dígitos sobre a China.

As políticas comerciais e econômicas dos EUA este ano pesaram muito sobre o dólar. O índice do dólar, que reflete o desempenho da moeda dos EUA em relação a uma cesta de seis outras moedas, teve seu pior primeiro semestre desde 1973, caindo cerca de 11%.

Ele registra queda de 6,6% somente desde 2 de abril.

O iuan tem se mantido relativamente estável, no entanto, e subiu apenas 1,3% desde as tarifas do “Dia da Libertação” de Trump em 2 de abril.

The post BC da China questiona instituições financeiras sobre dólar fraco, segundo fontes appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn