BC mudará contabilização de petróleo e câmbio no cenário de referência no próximo Copom

O Banco Central afirmou, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), que vai passar a considerar o período de dez dias úteis em vez de cinco para os valores de partida da taxa de câmbio e do preço do petróleo no cenário de referência de inflação a partir do próximo Comitê de Política Monetária (Copom), em novembro. Até o encontro de setembro, o BC considerava como ponto de partida o período de cinco dias úteis encerrados no último dia da semana anterior à da reunião do Copom.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Segundo a autoridade monetária, o procedimento utilizado até aqui buscava captar os movimentos mais recentes dessas duas variáveis, mas, como são variáveis muito voláteis, o BC considerou que as projeções de inflação ficavam suscetíveis a movimentos de curtíssimo prazo.

A mudança, então, visa a diminuir essa suscetibilidade e está em consonância com a prática de outros bancos centrais, afirmou o órgão no RTI.

“Considera-se que assim se alcançará um melhor balanceamento entre utilização de informações mais recentes e menor sensibilidade a variações de alta frequência”, disse o BC no documento. “Entretanto, essa alteração não impede o Comitê de analisar, em seu processo decisório, cenários utilizando outros critérios”, ponderou.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post BC mudará contabilização de petróleo e câmbio no cenário de referência no próximo Copom appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn