Os Estados Unidos têm uma política de dólar forte e isso significa estabelecer os fundamentos corretos, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta quarta-feira (28), ao mesmo tempo em que negou que país esteja intervindo nos mercados de câmbio para sustentar o iene.
Questionado na CNBC se os EUA estavam intervindo para fortalecer o iene, Bessent disse: “Absolutamente não”.
Pressionado se isso é algo que os EUA planejam fazer, Bessent disse: “Não comentamos nada além de dizer que temos uma política de dólar forte”.
Os comentários vêm após declarações de Donald Trump que pareceram apoiar uma política de dólar fraco na véspera. Nesta quarta, os rendimentos dos Treasuries operam em alta.
Além disso, Bessent responde a rumores de que os EUA estariam coordenando com o Japão uma ajuda à moeda japonesa, que enfrenta um momento de forte desvalorização que vêm pressionando os títulos do país.
Desde que a possibilidade veio à tona, na última sexta, tanto o Banco do Japão quanto, agora, os EUA, negaram a intervenção.
No mercado, o movimento resgatou a ideia do Acordo de Plaza, em que potências se juntaram para apoiar o iene em troca de compras de títulos – algo que os EUA buscam atualmente, diante da dúvida sobre a dívida pública e o interesse em forçar uma queda de juros.
Leia mais: Dólar em queda: como um rumor sobre o iene ajudou a derrubar a moeda americana
(com Reuters)
The post Bessent: EUA querem dólar forte e “absolutamente não” estão intervindo no iene appeared first on InfoMoney.
