O Ibovespa Futuro opera com alta nas primeiras negociações desta segunda-feira (3), em meio ao otimismo internacional com a trégua comercial entre China e Estados Unidos e com os investimentos em inteligência artificial, enquanto no Brasil balanços e Banco Central ficam no radar. Às 9h08 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro subia 0,13%, aos 152.420 pontos.
Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp
Os investidores ainda estão focados nos acontecimentos da semana passada, incluindo reuniões de bancos centrais e o acordo entre os EUA e a China sobre uma trégua comercial de um ano, que ficou dentro das expectativas gerais. Mas permanecem dúvidas sobre se a trégua vai durar por todo o período.
Em relação ao Federal Reserve, operadores agora precificam uma chance de 68% de corte de juros em dezembro, contra uma quase certeza registrada na semana passada antes da reunião do Fed em que o banco central reduziu os juros em 25 pontos-base.
Na cena nacional, BB Seguridade (BBSE3) e TIM (TIMS3) publicam seus balanços do terceiro trimestre no fim do dia.
Já o Banco Central dará uma entrevista coletiva às 10h sobre novas regras de movimentação de contas de clientes e de capital mínimo de instituições reguladas aprovadas conjuntamente pelo Conselho Monetário Nacional e pelo BC.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,04%, o S&P Futuro tinha alta de 0,33% e o Nasdaq Futuro subia 0,57%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,02%, a R$ 5,415 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico sobem após os dados do PMI da China ficarem abaixo das expectativas. A atividade industrial da China desacelerou para 50,6, ficando abaixo dos 50,9 esperados por economistas consultados pela Reuters e também inferior aos 51,2 registrados em setembro.
O Kospi, da Coreia do Sul, subiu 2,78%, fechando em uma nova máxima de 4.221,87 pontos, e registrando seu maior ganho em um único dia desde junho.
- Shanghai SE (China), +0,55%
 - Nikkei (Japão): +2,12%
 - Hang Seng Index (Hong Kong): +0,97%
 - Nifty 50 (Índia): +0,03%
 - ASX 200 (Austrália): +0,15%
 
Europa
Os mercados europeus operam em alta, enquanto investidores se preparam para uma semana movimentada com decisões sobre juros dos bancos centrais da região e divulgação de resultados corporativos.
Os resultados da semana começaram com a Ryanair. A companhia aérea de baixo custo registrou lucros após impostos (EBIT) de 1,72 bilhão de euros (US$ 1,98 bilhão) no segundo trimestre e de 2,54 bilhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 42%.
A Ferrari e a Aramco divulgam seus resultados na terça-feira, seguidas por BMW e Vestas na quarta. Na quinta, será a vez de Commerzbank, Diageo, Rheinmetall, AstraZeneca e Maersk apresentarem seus números. A semana se encerra com o balanço mais recente da Richemont, na sexta-feira.
- STOXX 600: +0,19%
 - DAX (Alemanha): +0,52%
 - FTSE 100 (Reino Unido): +0,14%
 - CAC 40 (França): -0,03%
 - FTSE MIB (Itália): +0,51%
 
Commodities
Os preços do petróleo sobem depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) adiou os aumentos de produção no primeiro trimestre do próximo ano, aliviando os crescentes temores de um excesso de oferta.
As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, pressionadas pela queda na produção de aço na China, pelo aumento dos estoques portuários e por preocupações com o enfraquecimento da demanda a jusante.
(Com Reuters e Bloomberg)
The post Ibovespa Futuro acompanha exterior e opera com leve alta; balanços e BC no radar appeared first on InfoMoney.
