O Ibovespa Futuro opera com alta nesta quarta-feira (17), após tombo da sessão anterior, apoiado por um ambiente internacional mais favorável. Os investidores repercutem a aprovação na Câmara do projeto de lei que reduz benefícios fiscais em 10% e inclui a chamada “taxação BBB” (bancos, bets e bilionários), uma vitória para o Governo. O projeto segue agora para o Senado. Às 9h05 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro subia 0,20%, aos 157.765 pontos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza reunião ministerial nesta quarta-feira, enquanto no exterior os mercados operam à espera de novos dados dos Estados Unidos e de decisões de bancos centrais. A reunião está marcada para as 9h na residência oficial da Granja do Torto.
Ibovespa Hoje Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta
Índices futuros dos EUA avançam
Petrobras, Brava, Eneva, TIM e Itaú mais ações para acompanhar hoje
Confira os principais destaques do noticiário corporativo desta quarta-feira (17)
No exterior, dados fracos de inflação do Reino Unido consolidaram as apostas de corte de juros pelo Banco da Inglaterra na quinta-feira, dia em que o Banco Central Europeu também realiza reunião de política monetária.
Nos EUA, o próximo dado que atrairá a atenção dos investidores será o relatório de inflação de novembro, na quinta-feira.
Os juros futuros indicam que os mercados ainda estão precificando aproximadamente dois cortes na taxa de juros dos EUA no próximo ano, com a leitura mais recente do mercado de trabalho fazendo pouco para alterar as expectativas.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,20%, o S&P Futuro tinha valorização de 0,36% e o Nasdaq Futuro avançava 0,44%.
Dólar, commodities e exterior
Na B3, o contrato de dólar com primeiro vencimento recuava 0,25%, a R$ 5,442.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção definida nesta quarta, com investidores analisando os dados comerciais do Japão. As exportações do Japão cresceram 6,1% em novembro em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento superou em muito as expectativas de uma alta média de 4,8%, estimada por economistas consultados pela Reuters.
Os mercados europeus operam em baixa, com investidores assimilando dados de inflação do Reino Unido, que caiu de 3,6% para 3,2% em novembro, apenas um dia antes da decisão do Banco da Inglaterra sobre a taxa de juros, que provavelmente será decidida por uma votação muito apertada.
O Banco Central Europeu (BCE) também está programado para realizar sua última reunião de política monetária do ano na quinta. O mercado espera que o BCE mantenha as taxas de juros em 2%.
Os preços do petróleo sobem, revertendo parte das fortes perdas da véspera, após o presidente Donald Trump aumentar a pressão sobre a Venezuela, ordenando o bloqueio de petroleiros sancionados que atuam na costa do país.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, sustentadas pela aceleração das compras no mercado à vista, à medida que as siderúrgicas chinesas começaram a reabastecer seus estoques da commodity para o consumo durante o feriado do Ano Novo Lunar.
(Com Reuters e Bloomberg)
The post Ibovespa Futuro avança após tombo da véspera com ambiente externo favorável appeared first on InfoMoney.
