O Ibovespa Futuro opera com alta nos primeiros negócios desta quarta-feira (11), sustentado pela valorização das principais commotidies, enquanto investidores analisam dados de inflação nos EUA e o resultado do debate presidencial na véspera.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,2% em agosto ante julho, a mesma variação observada um mês antes. Em 12 meses, a inflação voltou a desacelerar, de 2,9% para 2,5%.
Os dados de julho vieram dentro do esperado, uma vez que o consenso LSEG de analistas projetava variação de +0,2% na leitura mensal. Mas projeção para a inflação anual era um pouco mais alta, de 2,6%.
O desempenho forte de Kamala alimentou expectativas de corte nos juros. Já em caso de vitória de Trump a expectativa é de gastos maiores, o que impulsionaria os juros.
Ainda pela manhã a atenção se volta para o relatório do índice de preços ao consumidor dos EUA, em busca de pistas sobre a política monetária. Embora seja amplamente esperado que o Federal Reserve (Fed) irá cortar os juros na quarta da próxima semana, o tamanho do corte ainda é foco e debate.
No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará entrevista às 9h à Rádio Norte FM, e depois participa de evento relacionado à transformação digital da indústria. Já o Setor de serviços cresceu 1,2% em julho, bem acima do previsto.
Às 9h46 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em outubro subia 0,30%, aos 135.975pontos.
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta
Índices futuros dos EUA caem antes de inflação ao consumidor
Em Wall Street, Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,59%, S&P500 caía 0,41% e Nasdaq Futuro tinha queda 0,38%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar comercial operava com baixa de 0,19%, a R$ 5,643 na compra e R$ 5,644 na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) recuava 0,38%, indo aos 5.654 pontos.
No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em alta, uma vez que as preocupações com a tempestade tropical Francine, que poderia interromper o fornecimento de petróleo, superaram as preocupações com a demanda.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, uma vez que as fortes exportações de aço continuam a compensar parte da fraqueza da indústria siderúrgica.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam no vermelho, com o Nikkei, do Japão, liderando as perdas na região após dados econômicos. A pesquisa Reuters Tankan, uma pesquisa mensal que rastreia o sentimento empresarial no Japão, mostrou que a confiança empresarial em grandes fabricantes caiu para mais 4 em setembro, uma baixa de sete meses, de mais 10 em agosto. O sentimento para não fabricantes caiu pelo terceiro mês consecutivo para mais 23, de mais 24.
(Com Reuters)
The post Ibovespa Futuro avança na contramão de NY, enquanto mercado digere inflação nos EUA appeared first on InfoMoney.