Ibovespa Futuro cai após Copom elevar Selic e sinalizar mais dois aumentos de juros

O Ibovespa Futuro opera em queda nas primeiras negociações desta quinta-feira (12), com investidores assimilando a indicação do Banco Central de mais dois aumentos de 1 ponto percentual depois de ter elevado a Selic a 12,25%, enquanto acompanham novo procedimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dois leilões de linha de câmbio.

A autoridade monetária acelerou o ritmo de aperto nos juros na véspera, ao elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, a 12,25% ao ano, e surpreendeu ao prever mais duas altas da mesma magnitude à frente, após citar risco de piora da dinâmica inflacionária a partir do anúncio de medidas fiscais do governo.

O BC ainda anunciou na véspera que fará dois leilões de venda de dólares com compromisso de recompra na manhã desta quinta, cerca de um mês após a intervenção anunciada em novembro.

Às 9h05 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em dezembro subia 0,29%, aos 129.625 pontos.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quinta

Índices futuros dos EUA recuam após novos recordes

Selic em alta: avalie a rentabilidade dos ativos usando a calculadora do InfoMoney

Uma ferramenta prática para ajudá-lo a selecionar os melhores ativos em tempos de juros altos.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,13%, S&P500 caía 0,18% e Nasdaq Futuro tinha desvalorização de 0,31%.

Ainda seara nacional, a saúde de Lula também segue no foco, já que ele passou por um procedimento médico na manhã desta quinta-feira (12) para evitar um novo sangramento na cabeça.

Já o Plenário do Senado analisa a partir das 10h o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na noite de quarta-feira com modificações.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,17%, a 5.896 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, impulsionados pelas expectativas de novas medidas de estímulo por parte de Pequim e pela possibilidade de um corte de juros pelo Fed, o que reforçou o sentimento positivo.

Os traders aguardam detalhes da Conferência Central de Trabalho Econômico, evento de dois dias na China, que deve traçar as políticas econômicas para o próximo ano, após sinais de estímulo emitidos pelas principais lideranças do país.

Já os mercados europeus operam em alta, enquanto investidores aguardavam a decisão sobre juros do Banco Central Europeu (BCE).

Os preços do petróleo sobem, enquanto os traders digeriam comentários dos EUA sinalizando possíveis restrições mais rígidas aos fluxos russos e iranianos. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo OPEP cortou suas previsões de crescimento da demanda para 2025 pelo quinto mês consecutivo na quarta-feira, o maior valor até agora.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, enquanto os investidores aguardavam pistas sobre flexibilização da política em uma importante reunião econômica no principal país consumidor, a China.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro cai após Copom elevar Selic e sinalizar mais dois aumentos de juros appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn