Ibovespa Futuro cai com Haddad, MP alternativa ao IOF e cenário externo no radar

EspacoB3_02

O Ibovespa Futuro opera com alta nas primeiras negociações desta terça-feira (7), com investidores atentos a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao programa “Bom dia, Ministro”, do CanalGov, enquanto o cenário político segue como foco de atenção no exterior. Às 9h08 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro caía 0,50%, aos 143.345 pontos.

Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, Haddad considerou que a estratégia atual está dando certo e que a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente dos EUA, Donald Trump, é de virar a página das controvérsias recentes entre os dois países.

Lula e Trump concordaram na segunda-feira em se encontrarem pessoalmente em breve, depois de um primeiro telefonema entre ambos em tom classificado como “amistoso” pelo governo brasileiro.

Além disso, a Medida Provisória (MP) 1.303/25, que altera as regras de tributação sobre investimentos financeiros, pode enfim ser votada nesta terça-feira (7) na comissão mista do Congresso, a um dia de perder a validade – ou “caducar”.

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o projeto, que irá agora ao Senado. A isenção precisa ser aprovada pelo Congresso até o final deste ano para começar a valer no ano que vem, quando haverá eleição presidencial e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve buscar a reeleição.

Nesse contexto, segundo BBI, merece atenção a discussão entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o senador Renan Calheiros sobre o projeto de isenção do Imposto de Renda.

Enquanto isso a paralisação do governo dos EUA continuava com poucos sinais de que o impasse será quebrado.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro avançava 0,03%, o S&P Futuro subia 0,01% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,06%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava com alta de 0,21%, cotado a R$ 5,323 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,22%, a 5.355 pontos.

O Nikkei, do Japão, atingiu mais um recorde na terça, enquanto o iene permaneceu fraco, juntamente com os títulos do governo japonês (JGBs), enquanto os investidores se preparavam para uma retomada dos grandes gastos e da política monetária frouxa sob o comando de Sanae Takaichi , que deve se tornar a próxima primeira-ministra do país.

Uma votação no parlamento para escolher um substituto para Shigeru Ishiba está prevista para 15 de outubro, e Takaichi é a favorita, já que a coalizão governista tem o maior número de assentos.

Os mercados da China, Hong Kong e Coreia do Sul estão fechados devido aos feriados.

Os mercados europeus operam em baixa, com todas as atenções voltadas para a França depois que a renúncia do primeiro-ministro Sebastien Lecornu mergulhou o país em uma nova crise política. Os franceses tiveram cinco primeiros-ministros em 21 meses.

Os preços do petróleo sobem, ampliando os ganhos da véspera, já que um aumento menor do que o esperado na produção em novembro pela OPEP+ ajudou a aliviar os temores de um crescente excesso de oferta.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro cai com Haddad, MP alternativa ao IOF e cenário externo no radar appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn