Ibovespa Futuro ronda estabilidade com foco em Powell, Haddad e ata do BC

O Ibovespa Futuro opera em alta nos primeiros negócios desta terça-feira (23), com atenções voltadas para fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assim como a ata da última reunião do Banco Central. Às 9h07 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro caía 0,01%, aos 146.220 pontos.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

Powell fala a partir das 13h35 (horário de Brasília) em evento e seus comentários podem ser cruciais para as expectativas sobre os juros nos Estados Unidos no momento em que operadores avaliam sinais conflitantes do Fed, com algumas autoridades defendendo cortes graduais daqui para frente, a fim de manter a inflação sob controle.

Na cena nacional, o BC afirmou que, após uma “firme elevação dos juros”, havia interrompido o ciclo de alta na Selic para avaliar impactos acumulados, mas agora entrou em um novo estágio que prevê a taxa inalterada para buscar a meta de inflação, mostrou nesta terça-feira (23) a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Já Haddad dá entrevista ao vivo a ICL Notícias a partir das 8h30, depois de o governo ter apontado na vésoera necessidade de contenção de R$12,1 bilhões nos gastos dos ministérios este ano para cumprir o teto de gastos, valor maior do que os R$10,7 bilhões apontados em avaliação feita em julho, vendo também uma folga menor para cumprimento da meta fiscal e risco de queda de receitas à frente.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa na abertura da Assembleia-Geral da ONU em Nova York, onde tem ainda encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,11%, o S&P Futuro recuava 0,02% e o Nasdaq Futuro tinha baixa de 0,01%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,04%, aos 5.347 pontos.

Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, com destaque para bolsa de Taiwan que subiu 1,42%, atingindo uma alta recorde, impulsionada por uma recuperação tecnológica em Wall Street depois que a Nvidia anunciou uma parceria com a OpenAI. Os mercados japoneses estão fechados devido ao feriado.

Os investidores acompanharão uma série de indicadores econômicos, incluindo o PMI de manufatura do HCOB na Alemanha, o PMI de manufatura da S&P Global no Reino Unido e a mais recente balança comercial da Espanha.

Os preços do petróleo operam em baixa, enquanto investidores assimilavam os impactos das atuais tensões geopolíticas no Oriente Médio e na Rússia, enquanto persistiam as preocupações com tarifas comerciais que poderiam reduzir a demanda por combustível.

As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, pressionadas por sinais de menor demanda por aço na China, embora a reposição de estoques antes do feriado do Dia Nacional Chinês tenha fornecido algum suporte durante a sessão.

(Com Reuters e Bloomberg)

The post Ibovespa Futuro ronda estabilidade com foco em Powell, Haddad e ata do BC appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn