O Ibovespa Futuro opera perto da estabilidade nesta quinta-feira (18), com investidores atentos a falas de diversas autoridades e sobre o Relatório de Política Monetária do Banco Central, enquanto os mercados internacionais vão focar em decisões de política monetária e dados de inflação nos Estados Unidos. Às 9h05 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro subia 0,01%, aos 160.220 pontos.
O Banco Central melhorou sua projeção de crescimento econômico em 2025 a 2,3%, ante patamar de 2,0% estimado em setembro, conforme Relatório de Política Monetária divulgado nesta quinta-feira, revisando ainda a previsão de crescimento em 2026 de 1,5% para 1,6%. Às 11h, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, e o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, vão comentar o relatório
Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá entrevista a setoristas do Palácio do Planalto, a partir das 11h. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem café com jornalistas a partir das 14h.
Ibovespa Hoje Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quinta
Índices futuros dos EUA sobem à espera de relatório de inflação
Nos EUA a atenção recai sobre dados de novembro da inflação ao consumidor, com expectativa de que o núcleo do índice tenha subido 3% na base anual.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,28%, o S&P Futuro tinha valorização de 0,48% e o Nasdaq Futuro avançava 0,81%, se recuperando após as preocupações com o comércio de IA impulsionadas pela Oracle terem provocado mais uma sessão difícil para o setor de tecnologia.
Dólar, commodities e exterior
Na B3, o contrato de dólar com primeiro vencimento recuava 0,14%, a R$ 5,525.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, enquanto o Banco do Japão dará início à sua reunião de dois dias, com a expectativa de que o banco central eleve as taxas de juros para 0,75% na sexta-feira, o nível mais alto em 30 anos.
Os mercados europeus sobem à medida que investidores se preparam para as decisões dos bancos centrais da região. O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter as taxas de juro estáveis em 2%.
Os preços do petróleo operam em alta, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um bloqueio à entrada e saída de petroleiros da Venezuela, e a maior parte das exportações do país permaneceu suspensa.
As cotações do minério de ferro na China fecharam com ganhos, impulsionadas pela melhora nas margens do aço e pela expectativa de reposição de matéria-prima entre as siderúrgicas na China.
(Com Reuters e Bloomberg)
The post Ibovespa Futuro ronda estabilidade de olho no BC, Lula, Haddad e inflação nos EUA appeared first on InfoMoney.
