O Ibovespa Futuro inverteu a direção e passou a operar em alta na manhã desta segunda-feira (21), com investidores atentos às declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e aos desdobramentos da crise comercial entre Brasil e Estados Unidos. Às 9h28 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em agosto subia 0,56%, aos 135.480 pontos.
Haddad concede entrevista nesta manhã ao vivo para o Jornal da CBN em meio à busca por informações sobre como o Brasil responderá às tarifas de 50% anunciadas pelos EUA sobre os produtos brasileiros a partir de 1 de agosto.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
O ministro afirmou que o governo brasileiro trabalha com planos de contingência diante da ameaça de tarifas comerciais dos Estados Unidos, mas ressaltou que o objetivo não é retaliar, e sim evitar medidas que comprometam a economia brasileira. “Tem medida que é inócua, vai ferir mais a economia brasileira [do que ajudar]”, declarou em entrevista à rádio CBN.
Segundo Haddad, o plano em elaboração pela Fazenda avalia os prós e contras de cada medida possível, e todas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de qualquer decisão. “Nosso objetivo não é retaliar. É chamar atenção para o fato de que essas ações [dos EUA] são contraproducentes. Não colaboram nem com eles, nem conosco”, afirmou.
Em mais um capítulo do embate entre Brasil e EUA, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse na sexta-feira que Washington estava restringindo os vistos para autoridades do Judiciário brasileiro e seus familiares imediatos, citando objeções aos processos legais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
No sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o movimento do governo dos Estados Unidos de “mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento”.
Lula cumpre agenda nesta segunda no Chile, onde participa de reunião de alto nível “Democracia Sempre”, com declaração à imprensa e encontro com a sociedade civil.
As projeções do mercado para a inflação em 2025 recuaram pela oitava semana seguida, segundo o Relatório Focus divulgado pelo Banco Central. A estimativa para o IPCA no ano passou de 5,17% para 5,10%.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,21%, o S&P Futuro avançava 0,22% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,23%.
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta segunda
Índices futuros dos EUA avançam antes de balanços de big techs
Haddad concede entrevista, Boletim Focus, IGP-M e mais destaques desta 2ª
InfoMoney reúne as principais informações que devem mexer com os mercados hoje
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista caía 0,21%, cotado a R$ 5,575 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,02%, aos 5.593 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, depois que o Banco Popular da China manteve suas taxas preferenciais de empréstimos de 1 e 5 anos. Os investidores também estavam avaliando os últimos acontecimentos na frente comercial, que voltaram a ser foco no fim de semana, quando a Casa Branca reiterou sua posição sobre tarifas.
No Japão, o iene subiu quando o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, prometeu permanecer no poder mesmo após a derrota eleitoral. O Partido Liberal Democrata (PLD), junto com seu parceiro de longa data Komeito, perdeu a maioria na câmara, informou a emissora pública NHK, dizendo que o bloco não conseguiu conquistar as 50 cadeiras necessárias para manter o controle. Essa é a primeira vez desde 1955 que um líder do tradicional partido japonês governará o país sem maioria em pelo menos uma das casas legislativas.
Os preços do petróleo operam com leve baixa, enquanto investidores avaliam o impacto das novas sanções europeias sobre o fornecimento de petróleo russo, ao mesmo tempo em que se preocupam com as tarifas que podem enfraquecer a demanda por combustível, já que os produtores do Oriente Médio estão aumentando a produção.
A União Europeia aprovou na sexta-feira seu 18º pacote de sanções contra a Rússia, em resposta à guerra na Ucrânia. Entre os alvos está a indiana Nayara Energy, acusada de exportar derivados de petróleo refinados a partir de petróleo bruto russo.
As cotações do minério de ferro na China atingiram seus níveis mais altos em quase 5 meses, impulsionados pela construção de uma da maior barragem hidrelétrica do mundo.
(Com Reuters)
The post Ibovespa Futuro sobe após Haddad descartar retaliação a tarifas dos EUA appeared first on InfoMoney.