Ibovespa Futuro sobe com derrubada do decreto do IOF, BC e dados em foco

O Ibovespa Futuro opera em alta nas primeiras negociações desta quinta-feira (26), com investidores digerindo a decisão do Congresso de aprovar um projeto na véspera que susta os efeitos do decreto do governo que elevou a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Às 09h02 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em agosto tinha alta de 0,26%, cotado aos 138.545 pontos.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, avançou 0,26% em junho, após alta de 0,36% em maio. Nos últimos 12 meses, IPCA-15 acumulou alta de 5,27%, abaixo dos 5,40% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. O número ficou um pouco abaixo do esperado. A expectativa do consenso Reuters era de alta mensal de 0,30% e avanço anual de 5,31%.

Os dados de arrecadação em maio serão informados pela Receita Federal às 10h30. Pela tarde, o Tesouro Nacional divulga às 14h30 o resultado do governo central de maio.

No cenário externo, os mercados continuam atentos à sustentação de um cessar-fogo no conflito entre Israel e Irã, um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicar que a guerra poderia começar novamente, mas que os dois países estão cansados.

Na frente de dados dos EUA, os investidores analisarão a estimativa final para o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre e números de pedidos iniciais de auxílio-desemprego, ambos às 9h30.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,23%, S&P500 tinha valorização 0,33% e Nasdaq Futuro subia 0,46%.

Leia também

BC eleva projeção de crescimento do PIB em 2025 para 2,1%, ante 1,9%

Em relação à política monetária, o BC reiterou mensagem da ata do Copom de que antecipa uma interrupção no ciclo de alta de juros

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quinta

Índices futuros dos EUA sobem próximos a novas máximas

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava em alta de 0,01%, aos R$ 5,556 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,03%, aos 5.561 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista nesta quinta, com destaque para ações japonesas, que atigiram máxima de 5 meses, enquanto os investidores continuaram a avaliar o cessar-fogo em andamento entre Israel e o Irã.

Os mercados europeus operam em alta, enquanto a libra esterlina se fortaleceu em relação ao dólar americano e atingiu US$ 1,3735, seu nível mais alto desde outubro de 2021.

Os preços do petróleo avançaram levemente, estendendo os ganhos da sessão anterior, após uma queda nos estoques de petróleo bruto dos EUA acima do esperado indicar demanda aquecida. Ainda assim, os investidores mantêm cautela diante do cessar-fogo entre Irã e Israel e das incertezas sobre a estabilidade no Oriente Médio.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, com fraqueza do dólar americano e esperanças de estímulo de Pequim.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro sobe com derrubada do decreto do IOF, BC e dados em foco appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn