O Ibovespa Futuro operava em alta nos primeiros negócios desta terça-feira (1º), com investidores demonstrando mais apetite por risco, provocando ganhos nos mercados de ações asiáticos e europeus, enquanto continuam à espera do anúncio de mais tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma série de dados econômicos também no radar. Às 09h05 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em abril subia 0,16%, a 131.205 pontos.
A expectativa é que Trump anuncie tarifas recíprocas na quarta-feira, como ele vem reforçando em falas sobre o tema, à medida que busca responder às taxas e outras barreiras impostas por parceiros a produtos dos EUA. Os mercados temem o impacto das medidas sobre a economia global.
No Brasil, o mercado avaliará a pesquisa PMI sobre a indústria, a ser divulgado pela S&P Global às 10h.
Na cena política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma série de reuniões ao longo dia, incluindo encontros com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está em Paris, onde participa da cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França e concede entrevista coletiva com Eric Lombard, ministro das Finanças da França.
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça
Índices futuros dos EUA recuam na expectativa por mais clareza sobre tarifas
Nos EUA, os destaques são a divulgação da pesquisa PMI sobre o setor industrial em março, publicado pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM), e números do relatório Jolts sobre vagas de emprego em aberto para fevereiro. Ambos serão publicados às 11h.
Nesta manhã, o Dow Jones Futuro operava com queda de 0,61%, S&P500 tinha desvalorização 0,52% e Nasdaq Futuro caía 0,49%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista subia 0,21%, aos R$ 5,718 na compra e R$ 5,719 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,03%, aos 5.736 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, recuperando-se de uma forte liquidação na sessão anterior, enquanto os investidores aguardavam clareza sobre a implementação de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.
Os preços do petróleo operam em baixa, já que as preocupações sobre o impacto de uma guerra comercial no crescimento global superaram as preocupações sobre um impacto no fornecimento devido às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas secundárias ao petróleo russo e bombardear o Irã.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, com aumento da demanda pela commodity na segunda maior economia do mundo.
(Com Reuters)
The post Ibovespa Futuro sobe com melhora do apetite por risco enquanto aguarda tarifas appeared first on InfoMoney.