Ibovespa Futuro tem leve alta atento à possível retaliação do Irã a ataque dos EUA

Painel de cotações

O Ibovespa Futuro opera em leve alta após abrir em baixa nas primeiras negociações desta segunda-feira (23), enquanto investidores acompanham com nervosismo a possibilidade de retaliação do Irã ao bombardeamento de instalações nucleares iranianas promovido pelos EUA no fim de semana, com preocupações em relação aos efeitos sobre os preços do petróleo e o consequente impacto na atividade econômica. Às 09h09 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em agosto tinha alta de 0,09%, cotado aos 139.900 pontos.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado que o país realizou um “ataque muito bem-sucedido” a três instalações nucleares no Irã, no que foi a primeira participação norte-americana direta no crescente conflito entre Irã e Israel, que já dura mais de uma semana.

Após o ataque, Teerã prometeu “consequências duradouras” e disse que “reserva todas as opções para defender sua soberania”. Os temores estão em torno da possibilidade de bloqueio iraniano no Estreito de Hormuz, por onde circula cerca de 25% do comércio global de petróleo.

Para além das tensões geopolíticas, os investidores se voltarão mais tarde para a divulgação de pesquisas PMI da S&P Global sobre os setores de serviços e industrial dos Estados Unidos, às 10h45.

Entre os fatores intrinsicamente domésticos, cresce a chance de possível derrubada do decreto do IOF no Congresso e, como alternativa, o Governo avalia propor um corte linear de 10% nos benefícios fiscais, com potencial de arrecadação de R$ 20 bilhões anuais

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,22%, S&P500 tinha desvalorização 0,13% e Nasdaq Futuro recuava 0,14%.

Leia também

Focus: mercado corta projeção de inflação pela 4ª vez e vê Selic a 15% no fim do ano

A estimativa da inflação caiu de 5,25% para 5,24%

Irã faz alerta a Trump: Nós vamos acabar com essa guerra

“Sr. Trump, o apostador, o senhor pode começar esta guerra, mas seremos nós que a terminaremos”, disse o porta-voz do quartel-general militar central do Irã

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava em alta de 0,04%, aos R$ 5,500 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,37%, aos 5.544 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com baixa em sua maioria, depois que o ataque dos Estados Unidos a três instalações nucleares no Irã elevou os preços do petróleo e os temores dos investidores de uma escalada no conflito no Oriente Médio.

Os preços do petróleo subiam nesta segunda-feira, em uma sessão marcada por volatilidade, após a decisão dos Estados Unidos no fim de semana de se juntarem a Israel no ataque às instalações nucleares do Irã, com os investidores avaliando os riscos potenciais de interrupções no fornecimento de petróleo como resultado da escalada do conflito.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que havia “obliterado” as principais instalações nucleares do Irã em ataques no fim de semana, juntando-se a um ataque israelense em uma escalada do conflito no Oriente Médio, já que Teerã prometeu se defender. Israel realizou novos ataques contra o Irã na segunda-feira, incluindo a capital Teerã e a instalação nuclear iraniana de Fordow, que também foi alvo do ataque dos EUA.

Já as cotações do minério de ferro na China subiram com melhora na demanda chinesa de curto prazo.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro tem leve alta atento à possível retaliação do Irã a ataque dos EUA appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn