O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta sexta-feira (20), acompanhando o desempenho negativo dos mercados externos, enquanto o Banco Central realiza novos leilões de câmbio e aguarda por possíveis falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O BC anunciou na quinta-feira que ofertará ao mercado de câmbio um total de 7 bilhões de dólares na manhã desta sexta-feira em dois leilões de linha (com compromisso de recompra) e um leilão à vista.
Em paralelo, os investidores repercutem a aprovação, no Senado, da PEC desidratada do pacote de corte de gasto do Governo –a casa ainda deve votar projeto sobre BPC hoje.
Além disso, há a perspectiva de Lula realizar reunião ministerial no Palácio da Alvorada, enquanto Haddad participa de café da manhã de fim de ano com jornalistas. Já o presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de live da autoridade monetária em seu último dia no cargo.
Às 9h11 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em fevereiro caía 0,16%, aos 122.790 pontos.
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta sexta
Índices futuros dos EUA recuam antes de dados de inflação e em dia de vencimento de futuros de opções
Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com queda de 0,47%, S&P500 caía 0,85% e Nasdaq Futuro tinha desvalorização de 1,34%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava com baixa de 0,61%, cotado a R$ 60,85 na compra e R$ 6,086 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,30%, a 6.083 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa, enquanto os investidores assimilavam dados de inflação do Japão, bem como uma decisão sobre a taxa de juros da China.
O Banco Popular da China manteve suas taxas preferenciais de empréstimos estáveis na sexta-feira, deixando a taxa de um ano inalterada em 3,1% e a taxa de cinco anos em 3,6%.
Enquato isso, o Japão divulgou seus números de inflação de novembro, um dia após o Banco do Japão manter as taxas em 0,25%. A taxa de inflação básica no país — que exclui os preços dos alimentos frescos — chegou a 2,7% , ligeiramente acima dos 2,6% esperados pelos economistas consultados pela Reuters.
Os preços do petróleo recuam devido a preocupações com a demanda e dólar forte. Um dólar mais forte torna o petróleo mais caro para detentores de outras moedas, enquanto um ritmo mais lento de cortes nas taxas pode prejudicar o crescimento econômico e reduzir a demanda por petróleo.
As cotações do minério de ferro na China encerram a semana no vermelho, pressionados pela desaceleração sazonal da demanda no principal consumidor, a China, bem como pelas preocupações com as perspectivas de demanda em 2025.
(Com Reuters)
The post Ibovespa Futuro tem leve baixa com novos leilões de câmbio, Lula e Haddad no radar appeared first on InfoMoney.