Ibovespa Futuro tem leve queda com prévia do PIB e tensões EUA-Irã no radar

O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta quinta-feira (19), com investidores digerindo dados do IBC-Br, considerado prévia do PIB do Brasil, enquanto no exterior pairam as tensões entre os Estados Unidos e o Irã. Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato para abril caía 0,11%, a 189.930 pontos.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou em dezembro uma queda de 0,2% na base mensal. A expectativa em pesquisa da Reuters era de retração de 0,5% na base de comparação mensal no último mês do ano passado.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em Nova Délhi, da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA).

Leia também

Axia, Natura, Azul, Unipar e mais ações para acompanhar hoje

Confira os principais destaques do noticiário corporativo desta quinta-feira (19)

Ibovespa Hoje Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quinta

Índices futuros dos EUA recuam

No exterior, os temores sobre os problemas causados pela IA arrefeceram, mas as tensões entre os EUA e o Irã mantinham os mercados em alerta e sustentavam os preços do petróleo e do ouro.

Veículos dos Estados Unidos, incluindo o New York Times e a CNN, noticiaram a mobilização de forças norte-americanas ao redor do Irã, embora tenham ressaltado que o presidente norte-americano, Donald Trump ainda não havia decidido qual ação tomar.

Os investidores também aguardam os dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego, bem como o relatório de vendas de imóveis residenciais. O principal evento econômico desta semana será a divulgação, na sexta-feira, do índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), um indicador de inflação preferido pelo Fed.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro caía 0,32%, Nasdaq Futuro recuava 0,42% e o S&P 500 Futuro tinha baixa de 0,24%.

Dólar, exterior e commodities

O dólar futuro para março — atualmente o mais líquido no Brasil — subia 0,11%, R$ 5,255.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, com diversas bolsas da região retornando do feriado do Ano Novo Lunar. Já os mercados de Hong Kong e da China continental permanecem fechados devido ao feriado.

O índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu mais de 3%, atingindo um novo recorde histórico e fechando em 5.677,25 pontos. O ex-presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol foi condenado à prisão perpétua na quinta-feira, após um tribunal considerá-lo culpado de liderar uma insurreição durante sua tentativa fracassada de declarar lei marcial em dezembro de 2024.

Os mercados europeus operam em baixa, com investidores analisando os resultados da Airbus e da Renault.

A Airbus anunciou na quinta-feira que espera entregar 870 aeronaves comerciais em 2026, um número ligeiramente inferior às cerca de 880 previstas pelos analistas. A notícia surge num momento de crescente pressão sobre a fabricante europeia, com a rival americana Boeing a demonstrar sinais de recuperação após anos de crise.

Já a receita da montadora francesa Renault para 2025 aumentou 3%, para 57,9 bilhões de euros (US$ 68 bilhões), mas o lucro líquido caiu significativamente, registrando um prejuízo de 10,9 bilhões de euros. O lucro líquido foi impactado por uma despesa extraordinária referente ao investimento da Renault na Nissan.

Enquanto isso, as vendas da Nestlé em 2025 atingiram 89,49 bilhões de francos suíços, uma queda de 2% em relação aos 91,35 bilhões de francos suíços do ano anterior. O lucro líquido caiu 17%, para 9 bilhões de francos suíços.

Os preços do petróleo operam em alta nesta quinta, após subirem mais de 4% na sessão anterior, devido a preocupações com o conflito no Irã. A alta ocorreu depois que o vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou que o Irã não atendeu às principais exigências dos EUA nas negociações nucleares desta semana. Ele disse que o presidente Donald Trump mantém o direito de usar a força militar caso os esforços diplomáticos não impeçam o programa nuclear iraniano.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro tem leve queda com prévia do PIB e tensões EUA-Irã no radar appeared first on InfoMoney.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn